Buscar
  • Estúdio Risca

Cor na decoração - como o circulo cromático pode te ajudar a escolher as cores para a sua casa

Atualizado: 14 de Jul de 2020

O círculo cromático é composto por 12 cores (as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias), dividido em tons quentes e frios. Foi desenvolvido para facilitar a harmonização das cores. É bastante útil para criar paletas e ajudar na escolha das cores.


Fonte: Pinterest

Três cores primárias: azul, amarelo e vermelho – todas as outras cores podem ser produzidas a partir dessas. A mistura de duas cores primárias, resulta em uma secundária (verde, laranja e violeta). Enquanto a cor terciária é a mistura de cor primária mais a secundária.


Monocromática: diferentes tonalidades de uma única cor. Conhecido também como “tom sobre tom” é a harmonização talvez mais fácil de fazer, principalmente de tons neutros. Mas cuidado, paletas monocromáticas podem ser chatas e sem graça. Por isso aposte no contraste de texturas.


Análogas: cor principal e suas “vizinhas”. Não há contraste entre elas, então dão uma sensação maior de continuidade nos ambientes e são boas paletas para criar ambientes aconchegantes. Aposte em uma cor como a principal. Tons quentes e tons frios ficam melhor separados.


Fonte: Pinterest


Complementar: dupla de cores opostas no círculo cromático. Essa combinação resulta em um contraste harmônico. É um pouco mais difícil de equilibrar, mas garantem ambientes com muita personalidade.


Fonte: Pinterest

Tríade: é a combinação de três cores com a mesma distância entre si. O efeito visual é moderno, diferente e cheio de contrastes.


Fonte: Pinterest

Dentro de cada paleta são inúmeros os tons, dos mais aos menos saturados. As cores fortes (mais saturadas) transmitem mais energia e extroversão. Enquanto as cores mais claras (menos saturadas) são mais sutis e elegantes


Para nós, não existe certo ou errado para escolher as cores. É uma questão de gosto pessoal. Inúmeros trabalhos, estudam o efeito psicológico das cores ou como suas percepções são responsáveis por uma série de estímulos conscientes e inconscientes. Entender isso possibilita criar ambientes confortáveis e que tragam bem estar.


1 visualização0 comentário

 (31) 99878-1824

Siga nossas redes

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest

Belo Horizonte - Minas Gerais