top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstúdio Risca

Projeto de interiores e reforma: as etapas

Atualizado: 7 de fev. de 2020

Muitas pessoas, ao contratarem um arquiteto para fazer uma reforma, tem duvidas de como é feito o trabalho. Vamos enumerar como são essas etapas no nosso escritório para te ajudar a entender todo o processo.


BRIEFING: Uma conversa sobre suas ideais, sobre como você usa esse espaço, quais estilos, cores, texturas e matérias mais gosta, seus desejos e necessidades para o local...

moodboard
Moodboard criado a partir das informações coletas no briefing.

LEVANTAMENTO: medição in loco de todos os elementos necessários para execução.


ESTUDO PRELIMINAR: apresentação soluções e propostas pensadas para a sua demanda inicial. Opções de layout são apresentadas em planta, desta forma conseguimos avaliar em conjunto a qualidade do uso dos ambientes, as circulações, e outros itens.

Uma solução que atenda suas expectativas e seja viável dentro de parâmetros técnicos e de orçamento.

ANTEPROJETO: solução final do projeto, incluindo as modificações feitas na etapa anterior. Apresentação de plantas, cortes (quando necessário) e imagens 3D com estudos para marcenaria, escolha dos revestimentos, pintura, piso. É nessa etapa que você vai conseguir ver com mais clareza como seu projeto vai ficar quando estiver pronto.



PROJETO EXECUTIVO: detalhamentos técnicos para iniciar a obra. Especificamos, quantificamos e detalhamos tudo que for necessário, de forma clara e organizada, minimizando o máximo de problemas na obra.


VISITAS A LOJAS E FORNECEDORES: com o projeto executivo já iniciado e com todas as definições e especificações acompanhamos você em visitas as lojas de fornecedores para aquisição de material, mobiliário e decoração.


ASSESSORIA AOS PROJETOS COMPLEMENTARES: reunião com os profissionais responsáveis pela execução do projeto para acertar os detalhes para que tudo saia perfeito.



VISITAS À OBRA: São visitas técnicas à obra já inclusas para acompanhar e verificar se está tudo sendo executado de maneira correta e de acordo com o projeto.


ACOMPANHAMENTO DE OBRA: Cada etapa é fiscalizada para verificar se o projeto está sendo seguido e garantir a qualidade e correta execução dos serviços. Um exemplo: bancada instalada na altura errada, paginação errada dos revestimentos, falta de ponto para instalação do chuveiro... como está tudo em andamento dá tempo de refazer o serviço. São feitas visitas semanais à obra.


Alguns profissionais podem ter outras etapas e processos, mas essas são as básicas adotadas pela maioria dos arquitetos.

Esperamos ter ajudado a esclarecer esse processo!

158 visualizações0 comentário
bottom of page